Chery S18

Chery S18
O primeiro chinês flex sai na frente...

22 de maio de 2011

Dia lindo de sol...


Olá meninas, bom dia!

Hoje resolvi levar minha filha para brincar na Lagoa, pois o dia está maravilhoso e não quis perder. No meio do caminho, vi um carro fervendo e ao lado, uma motorista desesperada. Pensei muito nesta questão, afinal ...


PORQUE O CARRO FERVE?

Mesmo nos meus tempos de carro velho na época da faculdade, eu nunca passei por isso! Se você é daquelas que pedem para o frentista olhar o nível da água e sai toda satisfeita achando que fez o certo, saiba que isso não é tudo!

Vamos entender como funciona o processo : A maioria dos motores é refrigerada a água (exceto o velho Fusca que é refrigerado a ar)e possuem um sistema de circulação interna ( sistema de arrefecimento), em que a água percorre os dutos do motor fazendo trocas de calor. A água passa pelo bloco do motor e refrigera a parte metálica que se encontra com temperatura elevada. Assim o líquido esquenta e vai para o radiador e então a temperatura da água baixa, logo ela volta ao sistema para trocar calor novamente com o bloco do motor. Esse sistema faz com que o motor mantenha uma temperatura estabilizada.

Mas, atenção : O sistema de arrefecimento deve ser inspecionado ao menos uma vez por ano. Nessa inspeção é fundamental fazer a limpeza, que tira toda a água, limpa o radiador, confere as mangueiras de borracha e mantém o sistema livre de resíduos que podem impregnar o bloco e desse modo diminuir a eficiência na refrigeração do motor. A conseqüência será uma só: o motor poderá fundir. Ao manter essa rotina, a água do arrefecimento estará sempre limpa, geralmente mantendo a cor do aditivo, que manterá a temperatura do motor sempre equilibrada.

Fique de olho nos vazamentos e NUNCA coloque água pura no seu carro!
Ah, outra dica: na hora de verificar a água do motor, faça com ele frio!


Beijos,
Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário