Chery S18

Chery S18
O primeiro chinês flex sai na frente...

20 de abril de 2010

Porsche - O 1º carro Híbrido

Sustentabilidade, meio ambiente, carros que poluem menos... Você já ouviu todas essas expressões e sabem como elas são importantes e atuais, mas o que dizer de carros híbridos? Se você acha que carro híbrido é novidade, vai ficar surpreso em saber que ele existe há mais de cem anos. Mais precisamente, desde 1899.
O primeiro carro híbrido foi um Porsche. A marca só surgiu no final da década de 1940 mas, já no final do século 19, o engenheiro Ferdinand Porsche começava sua carreira de genial projetista e construtor de veículos. E o segundo carro que criou era nada menos que um veículo híbrido, movido a gasolina e eletricidade e com tração nas quatro rodas.

Na verdade, o Lohner-Porsche tinha um motor elétrico em cada roda – dentro da roda. O motor a gasolina não servia para tração, apenas movia um gerador, que carregava as baterias. Ele atingia 56 km/h, uma velocidade empolgante para a época. Pilotado pelo projetista, chegou a vencer uma corrida de subida de montanha na Áustria.

A principal virtude do híbrido criado por Porsche era usar o motor a gasolina a rotação constante, na faixa de sua maior eficiência. Assim, a produção de energia era otimizada.

Não foi só Porsche que criou carros híbridos por volta de 1900. Pelo menos uma outra empresa, a Compagnie Parisienne des Voitures Electriques (Companhia Parisiense de Veículos Elétricos), também construiu carros combinando motor elétrico e a gasolina. A Woods, empresa americana com sede em Chicago, lançou um modelo chamado Dual Power em 1917, mais parecido com os híbridos atuais, em que os motores elétrico e a gasolina trabalham em linha, capaz de rodar perto dos 60 km/h.

Na entrada do século 20, certamente a preocupação maior do projetista não foi a economia de combustível, Porsche pensava em eficiência, funcionalidade. Coisa de gênio, capaz de enxergar cem anos adiante de seu tempo.

Fonte : AutoEsporte

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário